domingo, 14 de junho de 2015

Livros de Secretariado

Nesta seção você encontrará livros da área secretarial que muito contribuirão para o sucesso da sua carreira.


Boa leitura!


Guia de Secretariado Técnicas e Comportamento


Autor: Veiga, Rachel Denize



Editora: Erica 



Categoria: Administração / Administração Geral



Com um texto claro, simples, objetivo e agradável, o conteúdo deste livro foi estruturado com uma lógica que permite a leitura segundo a necessidade e o interesse do leitor, não havendo a obrigação de acompanhar uma seqüência preestabelecida. Indicado para profissionais da área e estudantes dos cursos técnicos e de Secretariado Executivo. Dividido em duas partes, a primeira aborda questões relacionadas às técnicas secretariais, código de ética, ferramentas essenciais à organização, dicas sobre administração do tempo; a segunda parte descreve regras comportamentais, marketing pessoal, comunicação empresarial e muito mais. 


                                                        
A Secretária que Faz


Autor: Eliane Wamser



A Secretaria que Faz... foi a forma que a Professora Eliane Wamser escolheu para compartilhar experiências que vivenciou na sua trajetória profissional, na busca por um espaço singular no mundo corporativo e acadêmico como secretária executiva, professora universitária e palestrante. 



No livro, relata episódios pessoais que marcaram a caminhada profissional. Traça um panorama da profissão e aborda conhecimentos e habilidades que considera fundamentais para um exercício profissional responsável e competente. Aponta ações para que você, secretário(a), busque atuar de forma mais estratégica e participativa, assumindo atribuições e responsabilidades de maior complexidade ao invés de limitar-se a execução de tarefas designadas.  Ao ler o livro, você conhecerá um pouco do jeito de exercer, ensinar, ver e falar sobre secretariado e assessoria executiva, da Professora Eliane.



                                  
Secretária - uma parceria de sucesso

Autor: Stefi Maerker

Esta obra deixa claro que acabou aquela história de passar o dia todo servindo cafezinhos, atendendo telefonemas e marcando e desmarcando compromissos na agenda do chefe. A Secretária de sucesso é uma funcionária essencial para o andamento e o crescimento da empresa ou do escritório. Ela toma decisões na ausência do executivo, elabora projetos, emite opiniões sobre a organização . A nova secretária é, na verdade, uma assessora multiprofissional, antenada com o mundo e o mercado. Stefi Maerker tem sido a porta-voz da evolução das secretarias em sua missão de administrar as informações para desenvolver a competitividade empresarial.



Partes do Livro " O modelo de líder moderno, que delega funções e trabalha em parceria, em geral esta unido a uma secretária extremamente responsável, cujas grandes preocupações estão voltadas para a estratégia dos negócios em desenvolvimento no ambiente de trabalho. As pequenas tarefas do dia-a-dia não são esquecidas, mas sim tratadas dentro da dimensão correta - como detalhes que são, e não como o fundamental para o sucesso da parceria." "O conceito de ver o encanto em cada detalhe deve prevalecer também no ambiente profissional como antídoto para a rotina. Como escreveu Tom Peters,"a maior dificuldade do mundo não é fazer as pessoas aprenderem coisas novas, mas sim conseguir que esqueçam as antigas ". E é isso mesmo. Os resultados obtidos no passado não são necessariamente garantia de recompensa nem sequer para o presente, quanto mais para o futuro." "A comunicação entre secretária e executivo merece especial atenção. Com a mudança do perfil da função da secretária, o executivo de hoje espera atitudes de uma profissional mais confiante, que atue como elemento essencial na busca dos objetivos da empresa.


 



Excelência No Secretariado - A Importância da Profissão Nos Processos Decisórios
Coordenado por Bete D’Elia, Magali Amorim e Maurício Sita. 

Editora: Ser mais 


A busca constante pela excelência e representa o compromisso com o crescimento, a evolução e, principalmente, com a atitude de inovar, captar as tendências e transformá-las em realidade. Excelência no Secretariado traduz o perfil do atual profissional de secretariado, que tem consciência da sua importância no cenário corporativo e sabe da necessidade do contínuo aprendizado, de forma compatível com as demandas do mercado globalizado e dos desafios presentes no cotidiano. O livro conta com profissionais atuantes da categoria, de mestres da educação e da capacitação, representantes das entidades de classe e de importantes consultores, que aderiram ao objetivo de elaborar uma obra singular, para orgulho do Secretariado e de todos que ostentam a sua bandeira com profissionalismo e paixão.



 



    Espanhol para Secretariado: Um guia prático para Secretários, Assessores, e Assistentes.

Autor: Patricia Varela Gonzalez

 Com um estilo dinâmico de ensino, esta obra oferece aos leitores a prática dos conteúdos gramaticais e léxicos mais importantes da língua espanhola para secretariado. Patrícia Varella tem como objetivo principal atender a todas as necessidades linguísticas desses leitores de uma forma agradável e divertida, imaginando diferentes situações nas quais o conhecimento do idioma faz toda a diferença. Para isso, a autora traz o que de mais importante os profissionais de secretariado precisam saber sobre vocabulário, gramática, pronúncia, entre outros tópicos, tendo como base experiências reais que vivencia em sua atuação como professora. Dentre os assuntos abordados, destacam-se ainda: redação de cartas comerciais ou emails, ligações telefônicas e organização de reuniões ou viagens, entre outros. Trata-se de um manual voltado para todos os profissionais que estão interessados no estudo do espanhol adaptado às necessidades diárias do mundo corporativo.



Manual da Secretária - Técnicas de Trabalho - 12ª Ed. 2010

Autores: Medeiros, João Bosco; Hernandes, Sonia

Editora: Atlas 

Categoria: Administração / Administração Geral

A secretária exerce na empresa moderna funções de apoio ao executivo, o que exige dela maior treinamento com relação às atividades de administração. Considerando tal conceito, esta edição foi totalmente revista e atualizada, e seu conteúdo adaptado à realidade contemporânea.





Secretária - Um Guia Prático


Autor: Azevedo, Ivanize

Editora: Senac São Paulo 

Categoria: Administração / Administração Geral

"Secretária: um Guia Prático" parte da reflexão sobre as necessidades do dia-a-dia, as novas formas de gestão, o novo perfil do mercado, sendo um livro indispensável para todas as pessoas que queiram seguir carreira nessa função ou para as que, nela já atuando, pretendam permanecer atualizadas.




 Inglês Para Secretárias - Um Guia Prático Para Secretárias, Assessoras e Assistentes


Autor: Sônia Assumpção; Fernanda Ferreira

Editora: ELSEVIER - CAMPUS

 A profissão passou a exigir conhecimento de diversas áreas: Informática, Contabilidade, Gestão de Pessoas e de Tempo, Marketing, Economia e, muitas vezes, noções de Psicologia. Um dos conhecimentos que se tornaram indispensáveis é o domínio da língua inglesa, que está sempre em movimento. Está sempre se adaptando às novas tendências deste mundo globalizado em que vivemos. Novos objetos são inventados, novos sistemas e ferramentas são criados – todos eles ensejando nova terminologia, quase sempre em língua inglesa. Neste guia você encontrará a ajuda de que precisava para a realização destas tantas atividades em inglês. Aqui você aprenderá a receber clientes e visitantes que falam inglês, fazer uma reserva de hotel ou de carro, atender ligações em inglês, elaborar um e-mail, uma ata ou se comunicar no MSN, além de dicas de pronúncia e de estudo. Inglês para Secretárias traz um manancial de informações essenciais que certamente facilitará bastante o seu dia a dia no trabalho.




A nova secretária

Autor (a): Laurinda Grion 


O objetivo da autora do livro A Nova Secretária é contribuir para que você CRESÇA profissionalmente, ASSESSORE com excelência executivos de pequenas, médias e grandes empresas, DESEMPENHE cada vez melhor seu importante papel de assessora e DESTAQUE-SE na empresa em que trabalha ou naquela que vier a trabalhar. Para isso, a autora privilegiou assuntos que contribuem para seu crescimento, garantem resultados à sua empresa e principalmente a você - secretária. O livro cumprirá seu papel se conseguir torná-la metacompetente, proativa e dinâmica.


A nova etiqueta para secretárias

Autor: Borges, Linda
Editora: Qualitymark
O rótulo de Secretária, que por anos nomeou o cargo, está aos poucos sendo substituído por Assistente. Fato justo, pois muitas vezes é ela quem decide e executa tarefas importantes no lugar do chefe. Assim, surge uma etiqueta social, com novos conhecimentos e valores, necessários para essa profissional desempenhar sua função com eficiência.


 REDAÇÃO EMPRESARIAL - 2010
Autor(es): Gold, miriam
Edição: 4
Editora: Prentice hall (Brasil)

A autora Miriam Gold elabora, nesta edição, um guia que enfoca o desenvolvimento de uma escrita clara, objetiva e concisa. A obra traz também capítulos com o objetivo de ajudar o leitor a solucionar questões envolvendo vícios de linguagem e normas gramaticais, bem como exercícios para a fixação dos assuntos apresentados. Além disso, ela aborda dúvidas levantadas pelo Novo Acordo Ortográfico.



INGLÊS INSTRUMENTAL

Autor: Edson José Cortiano; Regina Palma, Candida

O livro de Inglês Instrumental auxilia o aprendiz de língua inglesa a tornar sua comunicação mais espontânea e natural. As atividades compõem verbos regulares e irregulares, preposições, artigos, plural, pronomes, advérbios, substantivos contáveis e incontáveis, aperfeiçoando a capacidade de leitura e escrita.






Secretária(o): Tudo Começa Assim 


 Autora: Madalena Matos


Este livro tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do profissional em secretariado. É importante que tenhamos capacidade e visão para podermos traçar rumos para a nossa vida, ampliando a análise entre efeitos e causas, criando assim a oportunidade para o nascimento de um perfil empreendedor.


 





 PERGUNTAR NÃO OFENDE…
Uma abordagem de Coaching para o profissional de Secretariado
Autores:  Moacir Jorge Rauber, Andréia Schurt Rauber
Um novo olhar sobre o conhecimento usado no processo de coaching para ampliar as competências do profissional de Secretariado, auxiliando-o a cumprir o seu papel com mais propriedade e melhorar o desempenho.
O livro discorre sobre o poder, a influência e a articulação no ambiente do profissional de Secretariado para depois introduzir aspectos do coaching. Também apresenta a principal ferramenta usada num processo de coaching, a pergunta, mostrando como o profissional de Secretariado pode fazer uso dela para mover a organização e o indivíduo na direção pretendida. Perguntar não ofende, desde que se tenha habilidades para fazer a pergunta de maneira apropriada.
Usar ferramentas de coaching sem efetivamente estar no processo é uma inovação.
É isso que se propõe aqui!




 Autores: Edméa Neiva e Maria Elizabete Silva 

3ª edição – Fevereiro / 2014 

De forma lógica e didática, o livro – em sua terceira edição totalmente revisada e atualizada – continua com o objetivo de atrair a atenção dos profissionais de Secretariado para temas fundamentais à sua formação. As novas competências do profissional de Secretariado é uma obra que facilita as pesquisas, consultas e revisões tanto a estudantes quanto a profissionais e professores da área. A obra já faz parte da bibliografia oficial dos cursos de Secretariado. E vai além: é literatura obrigatória para a elaboração de monografias em cursos de pós-graduação/graduação e artigos científicos. É direcionado, principalmente, para atender e superar as necessidades de mercado.



Você, dona do seu tempo
 de Christian Barbosa
 Editora: Gente.

Se você às vezes sente vontade de sumir, porque diante de tanta coisa para fazer, não sabe por onde começar. Ou freqüentemente perde prazos no trabalho, chega atrasada em encontros e reuniões. Ou, ainda, sente-se culpada por não ter tanto tempo para a família, amigos e até para você mesma. Então, este livro foi feito para você.

Você Dona do Seu Tempo é o resultado de um trabalho de pesquisa e customização da metodologia de produtividade e gestão de tempo da Tríade do Tempo especificamente para o universo feminino. 

Este livro foi escrito tendo em mente uma forma de aplicação prática e rápida, seguindo uma seqüência organizada para apresentação das formas mais recentes para administrar melhor seu tempo no século XXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário